O “Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2021” foi atribuído à obra “Casa no Castanheiro” da autoria do Arq.º João Mendes Ribeiro, com construção de CIVIFRAN CONSTRUÇÕES, carpintaria de C&A FRANCISCO CASA DAS MADEIRAS, tendo como dono de obra MIGUEL SOBRAL E HELDER SILVA.
As duas Menções Honrosas foram “Sustentabilidade e Economia Circular” atribuída à obra “Praça Pública da Quinta do Brasileiro – Filigrana de Madeira” da autoria dos Arq.os José Manuel Botas Pequeno e Ricardo Nelson do Vale Afonso e “Tipologia de Materiais” atribuída à obra “Melo Leote”, de autoria da Arq.ª Joana Leandro Vasconcelos (Atelier in.vitro).
A cerimónia decorreu no passado dia 24 de setembro em Guimarães, no Centro Cultural de Vila Flor. Contou com uma conversa informal sob o tema “Madeira na Construção – Inovação ou Tradição?” com a participação do Arq.º Gonçalo Byrne e do Arq.º Francisco Vieira de Campos, moderada pelo Arq.º Pedro Bandeira, Presidente da Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho; e ainda uma breve evocação à vida e obra do Arq.º Fernando Távora, personalidade ímpar na cidade de Guimarães mediada pelo Arq.º Carlos Guimarães, Diretor da Casa da Arquitectura.
A cerimónia contou com a presença da Sua Excelência a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Professora Doutora Isabel Ferreira bem como a Vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dra. Adelina Paula Mendes Pinto.
Foi realizada a exposição das obras finalistas do concurso e lançado o Concurso.
CONHEÇA OS VIDEOS DAS OBRAS VENCEDORAS
VEJA O VIDEO DA CERIMÓNIA DE ENTREGA AQUI