Professor Jorge Branco - Júri PNAM'21

Professor Jorge Branco

Biografia

Jorge Branco é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, Portugal, onde desenvolve e coordena a área de investigação das construções de madeira.

É especialista nos domínios das estruturas de madeira, desde a caracterização da madeira e seus derivados, conceção de ligações ao diagnóstico e reforço de elementos e ligações de madeira. Tem-se dedicado à avaliação da robustez e resiliência de estruturas de madeira, em particular, daquelas localizadas em zonas sísmicas.

Desde 2001 esteve envolvido em vários serviços de consultoria no património construído como é a Sala do Relicário da Igreja de Santa Cruz (Coimbra) e o passadiço de Góis e, é o projetista da Torre Turística Transportável (o 2º pavilhão de Portugal na Expo Xangai 2010).

Jorge Branco Chair do Comité Técnico da RILEM “Reforço de Elementos de Madeira de Estruturas Existentes”, membro do grupo de trabalho WG8 relativo ao comportamento sísmico de estruturas de madeira (Eurocódigo 8), membro da SC5 (Eurocódigo 5) e membro da comissão de normalização CT14.