"Casa no Castanheiro" do Arqtº João Mendes Ribeiro é a obra vencedora da 6ª edição do PNAM’21 - PNAM

“Casa no Castanheiro” do Arqtº João Mendes Ribeiro é a obra vencedora da 6ª edição do PNAM’21

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Já é conhecida a obra vencedora da 6ª edição do PNAM’21, o prémio foi entregue no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães na presença de uma enorme plateia. Foram ainda agraciadas pelo Júri duas Menções Honrosas: “Sustentabilidade e Economia Circular” e “Tipologia de Materiais”.

O “Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2021” foi atribuído à obra  “Casa no Castanheiro” da autoria do Arq.º João Mendes Ribeiro, com construção de CIVIFRAN CONSTRUÇÕES, carpintaria de C&A FRANCISCO CASA DAS MADEIRAS, tendo como dono de obra MIGUEL SOBRAL E HELDER SILVA.

As duas Menções Honrosas foram “Sustentabilidade e Economia Circular” atribuída à obra  “Praça Pública da Quinta do Brasileiro – Filigrana de Madeira” da autoria dos Arq.os José Manuel Botas Pequeno e Ricardo Nelson do Vale Afonso  e “Tipologia de Materiais” atribuída à obra  “Melo Leote”, de autoria da Arq.ª Joana Leandro Vasconcelos (Atelier in.vitro).

Melo Leote - Menção Honrosa PNAM'21
Melo Leote – Fotografia: Jose Campos

Praça Pública da Quinta do Brasileiro - Filigrana de Madeira - Menção Honrosa PNAM'21
Praça Pública da Quinta do Brasileiro – Filigrana de Madeira – Fotografia: Fernando Guerra

A cerimónia contou com a presença da Sua Excelência a Secretária de Estado  da Valorização do Interior, Professora Doutora Isabel Ferreira bem como da Vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dra. Adelina Paula Mendes Pinto entre outras personalidades de relevo do mundo da arquitetura e construção em madeira.

O PNAM – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira é um prémio bienal que tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, circularidade, promoção e utilização da madeira e seus derivados em edificações. Destina-se a premiar obras com carácter permanente, realizadas em Portugal, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura e que sejam da autoria de Arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitectos.

O Jurí tem uma composição a cada edição, tendo sido neste ano presidido pelo Arqtº Francisco Vieira de Campos e composto por Arqtº Nuno Mateus, Arqtº José Miguel Ribeiro de Sousa, Eng.ª Helena Cruz, Arqtª Maria Manuel Oliveira, Professor Jorge Manuel Gonçalves Branco e ainda por Dra. Sónia Durães, indicada pelo Patrocinador de Platina, a empresa Balbino & Faustino.

O Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, que vai na sua 6ª edição, tem como Comissão Organizadora a AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, a Ordem dos Arquitectos e a CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário além de um conjunto de entidades Patrocinadoras e  Apoiantes. O prémio contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República.

Este prémio é, antes do mais, o reconhecimento da enorme qualidade da arquitetura nacional  aliada à madeira enquanto material construtivo com qualidades excelentes ao nível estrutural, estético e enquadrada no contexto da Economia Circular, esta nobre matéria-prima natural que é oriunda das nossas florestas e sua indústria, de que a AIMMP é representante a nível nacional e internacional.

Veja o nosso catálogo e todas as fotografias aqui

Link cerimónia facebook AIMMP em Cerimónia

Informações e Contactos:

Maria do Carmo Moreira
dmc@aimmp.pt
918207459