Esta edição do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira foi um grande desafio desde logo, pelo sucesso conseguido na 1ª edição. Uma nova Comissão Organizadora assumiu o PNAM. A Comissão Organizadora integrou: AIMMP– Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal; OA – Ordem dos Arquitectos; CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário.
A SONAE Indústria, associou-se desde logo ao projeto de criação do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira e foi desde sempre o patrocinador principal, o Patrocinador Ouro.
Nesta edição, os Patrocinadores de Prata foram: J.Pinto Leitão e R6LIVING. Os Patrocinadores de Bronze foram: Madeipoças, Rothoblas.com, Lenhotec e Camarc.
Nesta segunda edição, puderam candidatar-se todos os arquitetos com obras construídas entre setembro de 2011 e junho de 2013, em território nacional, em que fosse evidente o uso da madeira. O Júri foi presidido pelo arquiteto Gonçalo Byrne.
O grande vencedor desta edição foi:
1º PRÉMIO – N10 INDOOR
COMOCO ARQUITETOS
O 1º. Prémio recebeu o Prémio Ouro SONAE Indústria e teve pela primeira vez na história do PNAM o privilégio de poder contar com uma escultura exclusiva em madeira, do mestre Siza Vieira.
O PNAM 2013 atribuiu ainda duas Menções Honrosas:
1.ª Menção Honrosa
SWING | MORADAVAGA
Pedro Cavaco Leitão com Manfred Eccli
2.ª Menção Honrosa
LABORATÓRIO DE CURADORIA
Arquiteto JOÃO MENDES RIBEIRO
A Cerimónia da entrega do PNAM’13 teve o Alto Patrocínio de Sª. Exª. Sra. Presidente da Assembleia da República e decorreu na Assembleia da República. Um aspeto particular desta cerimónia, foi a oferta pelo presidente da AIMMP, Dr. Vítor Poças, de um simbólico pequeno Pinheiro Bravo que ficou nos jardins do Parlamento a perpetuar esta cerimónia. O PNAM’13 deu origem a duas exposições: uma em Lisboa, nos corredores da Assembleia da República e outra no Porto, na EXPONOR.
Vídeo PNAM’13
Catálogo PNAM’13