
PNAM’25 - E
UMA NOVA CATEGORIA DEDICADA AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
O PNAM’25 – E marca o lançamento de uma nova categoria do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, com uma categoria exclusivamente dedicada ao talento dos Estudantes do Ensino Superior na área da Arquitetura e Engenharia, em Portugal. A criação desta categoria do PNAM, visa despertar nos Estudantes do Ensino Superior uma abordagem conceptual, inovadora e consciente no uso da madeira e seus derivados na construção.
Sob o tema “Repensar as Formas de Habitação”, esta primeira edição do prémio universitário desafia os estudantes a explorar o potencial da madeira como material estrutural e sustentável na construção contemporânea. Mais do que um exercício académico, o PNAM’25 categoria de Estudantes, pretende ser uma plataforma de experimentação, criatividade e diálogo interdisciplinar entre a Arquitetura e Engenharia.
O PNAM’25 – E é organizado pela AIMMP através do recém criado Conselho de Construção com Madeira e Derivados (CMD), e com o apoio institucional da Ordem dos Arquitectos e da Ordem dos Engenheiros. É realizado no contexto da edição bianual do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira dedicado aos profissionais, que vai na sua 8ª edição, e tem Regulamento e Júri específicos adequados ao calendário académico.
Podem participar no PNAM’25 – E todos os estudantes das áreas de Arquitetura e Engenharia Civil matriculados numa Universidade/Instituição de Ensino Superior Portuguesa no ano letivo 2025/26, inscritos em quaisquer dos ciclos de estudos (licenciatura, mestrado e doutoramento). Poderão participar em regime individual ou em equipa, com supervisão de um docente. As propostas vencedoras serão distinguidas com prémios monetários a entregar na cerimónia de entrega a realizar na cidade de Aveiro, em março de 2026 com uma exposição das obras vencedoras.
Convidamos os Estudantes a participarem no PNAM’25-E consultando o Regulamento e organizando a inscrição da sua equipa para participar neste importante prémio de arquitetura dedicado aos Estudantes.