Vítor Manuel de Sousa Monteiro é natural de Miragaia, concelho do Porto, onde vive e trabalha. É licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Detém formação técnica especializada nas áreas da direção técnica e coordenação de obra, segurança e higiene no trabalho, contratação pública, redes hidrográficas e proteção costeira, bem como na gestão de resíduos urbanos. Possui ainda habilitação e reconhecimento pela CMVM como perito avaliador de imóveis.
Iniciou a sua atividade profissional em 1992, como bolseiro na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo iniciado em 1994 carreira como projetista em diversas áreas da engenharia civil. Desenvolveu projetos em edifícios de habitação, escritórios, empreendimentos hoteleiros e espaços culturais, integrando posteriormente o gabinete TECNUS, Lda., onde trabalhou nas áreas do abastecimento e saneamento básico, estudos hidráulicos e viabilidade técnico-económica de empreendimentos.
Em 1998 ingressou nos serviços do Ministério do Ambiente, exercendo funções nas áreas da conceção, construção e fiscalização de empreitadas públicas, no âmbito do Programa de Reabilitação da Rede Hidrográfica e do Programa LITORAL – POOC Caminha–Espinho.
Entre 2001 e 2021 exerceu diversos cargos de Chefe de Divisão na Direção Regional do Ambiente e do Ordenamento do Território – Norte, e na CCDR-Norte, com responsabilidades na promoção e execução de obras públicas, gestão de candidaturas comunitárias e contratos-programa, controlo da segurança de empreendimentos hidráulicos e gestão de sistemas de informação regionais.
Ao longo dos últimos 25 anos, integrou, enquanto membro de júri, diversos procedimentos de concursos de empreitadas públicas, participando na análise, avaliação e decisão dos respetivos processos concursais. Desempenha ainda atividades ao nível da representação oficial em Comissões Técnicas, sendo autor e coautor de vários artigos técnico-científicos, bem como orador e moderador em painéis estratégicos.
Desde março de 2021 exerce funções de apoio e assessoria à Presidência da CCDR-Norte, I.P.
É membro efetivo da Ordem dos Engenheiros desde 1995, com o título de Membro Sénior, tendo assumido, desde 1 de abril de 2025, no mandato 2025–2028, funções como Vogal do Conselho do Colégio Nacional de Especialidade de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros, acumulando a coordenação do Grupo de Trabalho de Engenharia Civil da Região Norte.
Integrou recentemente o painel de jurados do Prémio Januário Godinho, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e do Prémio João de Almada, promovido pela Câmara Municipal do Porto, ambos destinados à distinção de intervenções de reabilitação do património arquitetónico.