Diogo Aguiar

Biografia

Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Colabora com o UNStudio, em Amesterdão, e com vários ateliers em Lisboa, entre 2007 e 2010.

É co-autor do Eco-Resort em Pedras Salgadas (2010-2012), amplamente publicado e premiado, por exemplo, com o Archdaily Building of the Year 2012.

Entre 2010 e 2015, é co-fundador dos LIKEarchitects, tendo sido seleccionado para a representação oficial portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza, em 2014.

Em 2016, funda o Diogo Aguiar Studio (DAS), atelier de arquitectura sedeado no Porto. O atelier concentra-se na experimentação espacial e material na busca da criação de espaços imersivos e sensorialmente apelativos, operando nos campos da Arte e Arquitectura, concebendo pequenos edifícios, interiores e instalações espaciais.

Em 2018, o DAS é seleccionado para integrar a Representação Oficial Portuguesa na 16ª Bienal de Arquitectura de Veneza – Público Sem Retórica, com o seu Pavilhão de Jardim temporário.

Nos últimos anos, a prática tem sido distinguida com várias nomeações para prémios internacionais, nomeadamente a recente dupla nomeação para o Prémio da União Europeia de Arquitectura Contemporânea – Prémio Mies van der Rohe 2022.

Diogo Aguiar é também comissário da Concreta, a principal feira de construção em Portugal, procurando uma relação mais próxima com a indústria, e co-fundador da Galeria de Arquitectura, com a Arq. Andreia Garcia, um espaço independente de exposição de arquitectura que se aproxima da cidade.

Em 2020-21, Diogo Aguiar é professor convidado no ISCTE-IUL, em Lisboa, e desde 2021-22 é professor convidado na FAUP, no Porto.

Em 2023 Diogo Aguiar é curador adjunto de Fertile Futures, a Representação Portuguesa na 18ª Exposição Internacional de Arquitectura, La Biennale di Venezia.